Seu Pod: O Estúdio que está reinventando a experiencia audiovisual

De olho na revolução digital e na renovação dos podcasts, o estúdio Seu Pod, localizado no Città, se renova para se tornar o mais inovador, moderno e abrangente do Rio de Janeiro.
A revolução digital – essa onda que varreu o mundo nos últimos anos e continua modificando nossos hábitos diariamente – também mudou a maneira como consumimos cultura, entretenimento e informação. De um nicho específico para um fenômeno mainstream, a indústria dos podcasts se transformou na principal revolução no universo da mídia na última década. Esses novos formatos ultrapassaram todos os limites tradicionais impostos até então, e conquistaram o gosto dos brasileiros – pesquisas recentes, realizadas no primeiro semestre do ano passado, atestam que somos a nação que mais consome podcasts no mundo.
Para quem está perdendo o trem da história, aqui vai um resumo. Um podcast é um programa que se assemelha a um programa de rádio ou TV, feito principalmente em estúdios. Ele pode ter um único assunto ou vários, ser temático ou abrangente, ser um programa de humor, um bate papo, um debate ou um programa de entrevistas. E qual a novidade? Ele não tem hora para ir ao ar. Você pode ouvi-lo ou assisti-lo onde ou quando quiser, fazendo qualquer outra coisa. Ele está disponível na Internet, no seu celular, computador ou smart TV. Você pode assistir um ou mais episódios, na hora e ordem e forma que quiser. E é de graça.
No Rio, alguns estúdios já oferecem a experiência exata para a gravação de um podcast. Um dos mais importantes, o Seu Pod, foi fundado e continua instalado aqui no Città – e se prepara para crescer e se tornar o primeiro na cidade com um formato mais abrangente. O Seu Pod surgiu em abril de 2022, após o período da pandemia, quando os podcasts experimentaram um boom e começaram a migrar do esquema de serem apenas áudio, para o formato áudio e vídeo.
Ciente de que havia poucos lugares na cidade que ofereciam estrutura de qualidade para a gravação desses programas, o Diretor de Arte e Audiovisual Johnny Ferreira se uniu aos empresários Igor Mendes e Diego Ferreira, para oferecer a empresários e influenciadores um local onde eles pudessem criar seus conteúdos com uma equipe capacitada e de maneira fácil, extremamente profissional e ainda mais barata do que a concorrência. Assim nasceu o Seu Pod, um espaço dedicado a tornar mais prática a gravação de conteúdos de alto alcance.
Ainda existem hoje alguns podcasts somente em áudio, mas o formato é cada vez menos utilizado. O formato em áudio e vídeo também sofreu algumas transformações. Inicialmente idealizado para ser uma coisa despojada, sem pauta e sem roteiro, quase uma conversa de mesa de bar, se consolidou em um modelo que sofreu um baque em 2018 quando o apresentador Monark defendeu ao vivo a criação de um partido nazista no país. O Flow Podcast, na época o mais ouvido do Brasil, chegou a perder R$ 8 milhões em contratos, evidenciando a necessidade da criação de programas mais produzidos e planejados.
Para Johnny, a evolução é natural. “De qualquer jeito o formato era datado, ia cansar. Mas o incidente com Monark acelerou o processo e evidenciou a necessidade de projetos mais bem elaborados, com mais planejamento. O formato com vídeo veio para ficar. O consumidor não quer mais somente ouvir, ele quer ver as pessoas, as reações delas.”

Hoje, com apenas dois anos de existência, o Seu Pod tem um currículo invejável, que inclui a gravação de milhares de programas e conteúdos. Dos estúdios da empresa no Città saíram edições de alguns programas super consagrados – como Charla, Futbolaço, JesusCopy e o PodPeople de Ana Beatriz Barbosa, além de conteúdos para empresas como Ipiranga, Vibra, Mercedez e Oi, entre muitas outras. Também passaram por lá nomes como Marcelo Adnet, Rica Perrone, Renata Silveira, Juninho Pernambucano e até a jogadora de vôlei Walewska, cuja última entrevista foi gravada ali.
Além da gravação com equipamentos de última geração, o Seu Pod ainda oferece toda uma gama de serviços que inclui cortes diversos – shorts para YouTube, Reels para redes sociais como Instagram e Tik Tok, áudio para Spotfy, o que significa para o cliente, conteúdo para várias semanas. Também pode ser criada ali toda a identidade visual do Podcast, como logos, capas das redes sociais, descanso de tela, marcas, banners, e foto para perfil da bio, entre outras coisas.
De olho no futuro e na pole position do setor, o Seu Pod se prepara para uma transformação – “não apenas uma simples mudança, mas estamos migrando de um estúdio para uma experiência de criação de conteúdo”, explica Jhonny. “Nossa intenção é montar um ambiente propício à criatividade, mas que seja também um local com propostas distintas de convivência, onde o cliente vai estar não só por alguns momentos – ele vai ficar para solucionar tudo por ali.”
Nesse novo formato, o Seu Pod passa a ocupar um espaço bem maior na cobertura do Bloco 6 do Office, agora com três estúdios – um tradicional, um estúdio cromaqui, que possibilita fundos infinitos e um estúdio de cenários múltiplos, onde o cliente pode colocar desde um sofá e uma planta de dois metros de altura, até um palco com uma banda de pagode. O local está recebendo um investimento pesado em isolamento acústico, para que as atividades de um estúdio não interfiram em outros. Também estão previstas uma nova sala de reuniões para os clientes, camarim, uma grande recepção e uma varanda externa.
“Estamos animados com o projeto e com o que virá. O Città para nós foi a escolha ideal. Aqui temos uma excelente localização, no coração da Barra, fácil acesso de várias regiões da cidade, privacidade para os clientes e convidados e uma vista linda.”

No meio de toda essa transformação, Jhonny refuta a idéia de que no auge de seu sucesso o mercado de podcasts esteja saturado. Ele acredita sim em uma transformação – não há mais espaço para personas e podcasts generalistas. “Influencers hoje, só se a pessoa for muito famosa, do tipo que vai estar divulgando a própria personagem e não uma mensagem”. Ele enxerga esse universo agora como a melhor ferramenta para as marcas, em termos de visibilidade, valor agregado e geração de autoridade:
“Com um bom planejamento, essa é hoje a melhor ferramenta para a comunicação em massa de uma empresa. Mas é preciso entender e saber transmitir o próprio recado. Comprender que o mais importante de um podcast não é o podcast em si, mas o network em torno dele**. O futuro é cada criador migrando para o seu próprio universo, criando a sua própria TV** – esse é um conceito que vai se popularizar. E esse é o nosso desafio, estudar as necessidades do nosso cliente e oferecer estrutura para que ele possa fazer mais por menos”, conclui Jhonny.