SEPT AuJour: O endereço certo das melhores iguarias do Rio
Piso 1 – Lojas 1135/36 – mall
Sabor, qualidade e carinho em cada pedaço
A definição está no dicionário: iguaria é toda comida refinada que não foge à ideia de boa preparação, delicadeza e sabor. Se, para além do significado linguístico do termo, o leitor procura encontrar o significado visual e gustativo de iguaria, podemos ajudar: o endereço certo está no Città Office Mall, em uma loja elegante e predominantemente branca, onde as cores estão nas delícias gastronômicas. É só dar uma olhada nos balcões ou no cardápio do SEPT AuJour. Está tudo lá, sem precisar de mais explicações.
SEPT AuJour é um termo em francês, não necessariamente existente na língua, mas que define a trajetória desta torteria, hoje considerada uma das melhores do Rio. Podemos contar essa história assim: Marcos Mussi trabalhava como consultor e fazia tortas em sua casa, no Humaitá. Esse carioca de 60 anos, que passou pelas mais conceituadas escolas na Europa e EUA, fazia apenas quatro fornadas por dia, com duas tortas cada. Com a possibilidade de que algo sempre dê errado em ao menos uma das tortas, o resultado eram sete por dia – sept au jour, no francês, nome, definição e inspiração para o negócio florescente.
O sucesso das tortas que ganharam o nome de Mussi, entre um círculo de amigos cada vez mais abrangente, levou à primeira experiência no varejo em 2018, que durou pouco. Em 2020, com a pandemia, o delivery explodiu, as tortas Mussi ganharam variações e o sonho de um ponto fixo ganhou força. E se tornou realidade em 2023, com uma loja dupla no Città, onde também começou a funcionar o ponto de produção.
Inicialmente prevista para ser apenas uma torteria, a SEPT AuJour foi além, se transformando também em um bistrô, com a implantação de um menu salgado e de uma operação de almoço. E tudo isso de uma forma mais que especial: por trás desse menu salgado está ninguém menos que o francês Damien Montecer, um dos personagens mais relevantes da cena gastronômica nacional nos últimos anos, responsável pelo restaurante Térèze no Rio, e ex-chef do Hotel Emiliano.
Se há algo que define o trabalho desses dois experts na gastronomia é o perfeccionismo. Não é à toa que na SEPT AuJour funciona ainda um laboratório gastronômico, com uma abordagem 100% científica do menu que chega ao público. “Esse discurso permanente de glamurização da culinária não faz sentido. Trabalhamos com fórmulas que são milimétricas – não dá pra errar duas gramas no sal, que você vai arruinar o resultado. Trabalhamos o tempo todo com experiências”, explica Marcos.
Desse laboratório, cuidadosamente testadas e estudadas, saem as delícias do SEPT AuJour – desde as sodas e mates artesanais, um dos grandes sucessos da casa, até as tortas e doces que já ganharam adjetivos como “espetaculares”. E o público pode esperar muito mais. Já este mês o cardápio salgado ganha uma ampliação, com a chegada de novas saladas, wraps e os famosos tostados.
Com mais de 40 anos de vida profissional, Mussi destaca, no entanto, sua paixão pelas tortas, uma “relação eterna”, segundo ele. E o resultado hoje é um cardápio que oferece mais de 50 opções em diferentes categorias – musses, brownies, cheesecakes, tartelettes, bolos e tortas. Dez deles estão disponíveis na loja, o restante só sob encomenda. Pedidos podem levar até 48 horas. “Pode parecer muito”, explica Marco, “mas é necessário para manter nosso nível de qualidade. Nada é pré-produzido, nada é congelado. Nenhuma musse leva farinha. Tudo isso exige tempo.”
Além do compromisso de um produto de qualidade e diferenciado, Mussi também tem um compromisso com a realidade. “O mercado deu uma decolada nos últimos anos, confeiteiros hoje são celebridades com milhares de seguidores. Então você tem que manter a coisa num nível de qualidade alto, mas que não seja esse Brasil louco e absurdo que a gente vê aí. Um preço não pode ser ofensivo. Não tenho nenhum desejo de vincular nossa marca ao luxo. Ser premium, trabalhar com a qualidade é uma coisa, se vincular ao luxo é uma afronta social. Vamos sempre fazer o melhor que a gente possa imaginar, mas mantendo o pé no chão.”
Crepe Salada
Massa do Crepe:
- 2 ovos;
- 500 gramas leite;
- 500 gramas de farinha;
- Bater os ingredientes no liquidificador.
Molho Rosé:
- 1 copo de iogurte natural;
- 1 copo de maionese;
- 1 copo de Ketchup;
- 200 gramas de alface americana rasgada;
- 290 gramas de ovos cozidos e fatiados bem fininhos;
- 240 gramas tomate italiano bem picadinho;
- 300 gramas de presunto bem picadinho.
Montagem:
- Num prato grande, dispor uma crepe;
- Espalhar molho rosé e alface americana;
- Colocar outra fatia de crepe por cima, uma nova camada de molho, e adicionar o tomate;
- Cobrir com outra crepe, mais molho rosé, e espalhar o presunto;
- Adicionar outra crepe, molho, e ovo cozido;
- Repetir todo o processo novamente;
- Manter na refrigeração até o momento de servir.
Rende 10 crepes