Liga Tênis 10: Gratuito – Bimestral – Nos Jardins do Office
Nas quadras montadas no Città, a Liga Tênis 10 luta pela democratizaçãoe promove o crescimento do esporte.
Quem passeia pelas áreas abertas do Office, no Città, vai encontrar em alguns dias um cenário diferente do habitual: crianças de 5 a 12 anos tendo seus primeiros contatos com uma raquete de tênis, descobrindo a magia do esporte, e quem sabe, desenhando um novo futuro em suas vidas.
A movimentação faz parte do evento promovido pela Liga Tênis 10, que surgiu no Rio de Janeiro em 2016 e, desde o ano passado, elegeu o Città como uma das sedes para seus encontros, que têm como finalidade derrubar os preconceitos que cercam a modalidade, incentivar a prática do esporte e buscar o crescimento do tênis no Brasil.
A Liga Tênis 10 promove torneios e eventos exclusivos para crianças de 5 a 12 anos de idade, com o objetivo de aumentar o número de competidores desta faixa etária, independentemente do seu nível técnico. Além da luta pela democratização do acesso ao tênis no país, a Liga também batalha pela capacitação de treinadores e workshops. Os números têm sido animadores: com os cursos, quase 100 crianças já começaram a fazer aulas de tênis e, só em 2022, a Liga chegou a realizar 30 torneios em cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e em países europeus como Áustria, Inglaterra e Eslovênia.
Visando estabelecer uma relação entre o tênis profissional e o tênis infanto-juvenil, o movimento também apoia a tenista profissional Luisa Stefani, primeira medalhista olímpica do país na modalidade, e a carioca Ingrid Gamarra Martins.
Nas quatro quadras que são montadas no Città a cada edição – foram três no ano passado, este ano já aconteceram outras três e ainda irão acontecer mais duas – não há necessidade de inscrições prévias e a participação é gratuita. Todo o material é disponibilizado pela Liga no local. As crianças devem apenas estar acompanhadas de um responsável legal, para vivenciar uma oficina de tênis de forma lúdica e prática.
Idealizadora do Liga Tênis 10, a jogadora e profissional de educação física Bruna Assemany diz que “o principal objetivo dos eventos é fazer com que as pessoas tenham mais contato com o tênis, não só os jovens, mas os pais também. Existe uma mentalidade sobre o tênis ser visto como um esporte caro, mas na verdade, vários outros esportes que são mais populares, tem custo maior. Atualmente, várias comunidades têm projetos de tênis, onde a gente consegue perceber que o esporte é atrativo, e tem gerado bons atletas.“
“Nossa finalidade é essa: despertar o interesse das crianças, encaminhá-las para os locais onde possam se desenvolver, e derrubar a mística de que o tênis é um esporte só para os ricos. Até agora, nossa união com o Città tem nos levado a excelentes resultados, então essa parceria, que está dando certo, veio para ficar”, completa ela.